Precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Veja dicas para economizar e se dar bem nos estudos

Muitas pessoas possuem o sonho de se formar na graduação dos sonhos e viver trabalhando disso, mas em muitos casos são impossibilitadas devido a necessidade de trabalhar para se sustentar e ajudar a família. São inúmeros os casos de estudantes que tiveram que abandonar a graduação para procurarem um emprego para se manterem e depois não conseguirem voltar mais por falta de tempo e recurso para pagar as mensalidades dos cursos.

Algumas pessoas mesmo diante dessas situações de trabalhos cansativos decidem não abandonar o sonho de se formar e organizam seu tempo e economia para possibilitar o grande sonho da graduação e se qualificar para o mercado de trabalho que deseja atuar. Essa conciliação de tempo é bem difícil, mas muitas pessoas conseguem contornar tendo dificuldades apenas na questão do financeiro e para isso separamos algumas dicas para que essas pessoas continuem com os estudos sem muitos prejuízos.

A primeira coisa que deve ser levada em conta é em relação ao horário, qual o melhor horário para que seja destinado aos estudos? Qual turno você está livre do trabalho? ao ter esse horário definido as pessoas conseguem então se matricularem nos cursos naquele determinado horário que não irá chocar com o trabalho.

A questão de tempo resolvida passamos para a questão financeira que é a grande responsável pelos alunos não conseguirem ingressar nos cursos superiores, mas para isso existem programas que possibilitam que muitos jovens e adultos mesmo com pouca renda consigam sim cursar a graduação desejada, um exemplo desses programas é o ProUni.

Conhecendo o ProUni

O ProUni é um programa oferecido pelo Governo Federal que oferece bolsas de estudo a alunos em instituições de ensino superior particulares que podem chegar até 100%. Para se inscrever no ProUni é necessário que os alunos tenham feito a prova do Enem e terem conseguido nota superior a 450 e não ter zerado a redação. Esse programa viabiliza que muitos jovens ingressem nos cursos do sonho e possam assim realizar a inscrição de forma fácil e rápida e logo iniciarem os estudos. Para os alunos que vão tentar o ProUni é importante ficar atento no edital e inscrições do ProUni que já vem falando sobre a nova edição do ProUni em 2022.

Porém para ter acesso as oportunidades oferecidas pelo programa são necessárias se enquadrar em alguns requisitos que são:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino; ou
  • Ter estudado todo o ensino médio na condição de bolsista integral em escolas da rede privada;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *