Cursos gratuitos e mais formas de se reinserir no mercado de trabalho

O mercado de trabalho no Brasil está cada vez mais concorrido e devido a isso os profissionais vêm buscando recursos que possibilitem a eles se destacarem para conseguirem assim uma vaga que é tão disputada.

As empresas vêm procurando profissionais qualificados que possam aumentar significativamente os resultados da empresa e que apresentem já uma boa experiência na área em questão, o que torna, para algumas pessoas, um grande desafio conseguir o emprego.

Muitos jovens brasileiros vêm investindo muito em cursos de qualificação para iniciarem no mercado de trabalho já com um diferencial para se dedicarem. Assim como os jovens, muitos adultos também buscam maneiras de se qualificarem para se reinserir no mundo profissional apostando nos estudos para isso.

Muitos brasileiros deixaram a um bom tempo os estudos de lado para se dedicarem ao mercado de trabalho por necessitar sustentar a família e atualmente, em alguns casos, se sentem um pouco prejudicados. Devido a isso muitos adultos vêm procurando se informar sobre a prova do ENCCEJA.

O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA é a possibilidade para todos os brasileiros que não terminaram o ensino fundamental e médio conseguirem o diploma de conclusão para ingressarem no mercado de trabalho ou iniciarem uma graduação.

O principal objetivo do ENCCEJA é construir uma referência para a educação nacional dos jovens e adultos através da avaliação do conhecimento adquirido em todo o processo escolar que esses jovens e adultos passaram.

Prova do ENCCEJA

A prova do ENCCEJA segue todos os critérios estabelecidos pela legislação cumprindo os requisitos básicos para o ensino fundamental e médio. A avaliação é aplicada em um único dia e é composta por quatro provas objetivas, cada uma delas com 30 questões e uma redação.

Os componentes curriculares avaliados pelo ENCCEJA são:

Ensino fundamental

  • Língua portuguesa;
  • Língua estrangeira;
  • Artes;
  • Educação física;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências naturais.

Ensino médio

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Para quem se interessar, as novas inscrições para o ENCCEJA em 2022 já estão chegando perto e as provas não são consideradas tão difíceis, onde os candidatos conseguem responder todas as questões sem tanta dificuldade, já que todos os assuntos cobrados são estudados em todo o ensino fundamental e médio.

O ENCCEJA vem com isso se tornando um dos grandes responsáveis por reinserir os trabalhadores no mercado de trabalho já que possibilita que eles consigam o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio e ainda auxilia na entrada de muitos brasileiros em universidades para continuarem se qualificando e adquirindo cada vez mais conhecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *